top of page

OPINIÃO: Cai mais um dominó

Pela manhã, nós da América do Sul acordamos com um forte odor de pólvora que emanou de Caracas após um grande ataque americano, que, até o momento em que escrevi este artigo, estava desaparecido, sob especulação de estar capturado. Ao contrário do que pensam meus pares enquanto conversávamos sobre a situação, não acredito que ela se resolva somente com a velha tática de decapitar o regime; tampouco acredito que a oposição irá assumir o poder, é muito improvável.


Contando com centenas de generais, sendo o principal Vladimir Padrino López, o todo-poderoso ministro da Defesa, que tem em todas as partes da sociedade venezuelana, como mineradoras, rádios e hospitais, um general vistoriando as atividades, acho difícil que, em caso da continuação da decapitação, sendo o próximo alvo Delcy Rodrigues (presidente em exercício), a Venezuela encontre paz. Tendo em vista esse cenário, o país terá um grande desafio para evitar uma guerra civil total: anistiar aqueles acusados de todo tipo de violação dos direitos humanos (como fez o Brasil em 79, perdoando tanto as vitimas quanto os torturadores) ou fazer como os argentinos e julgá-los.


Algo que se percebe é a ausência de vozes até o momento sobre a situação, tal como a da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Corina Machado, e até mesmo a do presidente opositor Edmundo González.


Saindo da Venezuela, é óbvio que o ataque a Caracas abre um precedente perigosíssimo para todo o continente. Temos situações parecidas no que diz respeito ao “combate ao narcotráfico” na Colômbia e até mesmo no Brasil, com o conflito interno com organizações criminosas, que o Sr. Trump adoraria caracterizar como terroristas. Se teremos o mesmo fim, só o tempo dirá.


Por Felipe Oliveira



Comentários


Este é um site/obra coletiva de ficção, baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade. Não somos membros de qualquer nação real ou movimento separatista. Este Web Site destina-se única e exclusivamente aos praticantes do hobbie virtual "micronacionalismo".

Copyright © 2025. Orgulhosamente um oferecimento do Governo da União Sinética - Micronação.

bottom of page